Perante o aumento do preço dos combustíveis, o aumento da inflação, os estragos ainda causados pela pandemia… é compreensível que o aumento dos preços seja a primeira opção de muitos restaurantes para aumentar a sua rentabilidade. aumentar a sua rentabilidade. No entanto, embora esta possa ser uma solução a curto prazo, corremos o risco de perder clientes. A este respeito, procurar formas de aumentar a rentabilidade dos pratos do seu restaurante o menu do seu restaurante pode ser de grande ajuda.
Conceber corretamente o menu do restaurante é essencial para o tornar mais rentável, uma vez que todos os clientes têm de navegar por ele para decidir o que (e quanto) vão consumir.
Por isso, é importante fazer da leitura da ementa do seu restaurante uma experiência motivadora, que estimule os clientes e torne os seus pratos mais apelativos.É importante fazer da leitura da ementa do seu restaurante uma experiência motivadora, que estimule os clientes e torne os seus pratos mais apelativos, fazendo do preço uma consideração secundária e não a primeira coisa para que olham, como muitas vezes acontece.
A chamada “engenharia de menus” tornou-se cada vez mais popular entre os especialistas em gastromarketing quando se trata de conceber menus de restaurantes mais rentáveis e atractivos. menus de restaurante mais rentáveis e atractivos..
Este método baseia-se na aplicação de técnicas visuais e psicológicas para otimizar a experiência do cliente na leitura do menu. O objetivo desta “engenharia” é destacar os pratos mais rentáveis do menu, posicionando-os adequadamente no menu.
Calcular a rentabilidade dos seus pratos
Antes de começar com o conceber o menu do seu restaurantee, é importante ter uma estratégia de preços razoável. Como? Certificar-se de que o preço dos pratos é proporcional ao custo da sua preparação. O objetivo é aumentar a rentabilidade dos pratos fazendo com que o cliente o perceba o menos possível.
A chave para aumentar a rentabilidade do menu começa por calcular a margem de lucro de cada prato. É importante ter em conta que o que torna um prato rentável não é o seu custo, mas a sua margem de lucro.
Para calcular esta margem, temos de calcular o preço de venda MENOS o custo das matérias-primas. (incluindo sal, óleo, especiarias… na proporção correspondente). A margem de lucro ideal deve ser de cerca de 25-30% por prato.
Os pratos com uma margem de lucro mais elevada serão os que mais nos interessam destacar. Assim, mesmo que tenha a mesma clientela de sempre, poderá aumentar os lucros do seu restaurante se pedirem os pratos mais rentáveis do menu.
Por outro lado, é importante efetuar um o controlo dos resíduos é importante.. Certifique-se de que os ingredientes perecíveis são utilizados em vários pratos do menu, para que sejam verdadeiramente rentáveis e não acabem no lixo.
Evite erros típicos na ementa do seu restaurante
Erros comuns, como a colocação de demasiados pratos, sem imagens e de forma desordenada, podem afetar negativamente a rentabilidade do seu restaurante. rentabilidade do seu restaurante. Pelo contrário, simples alterações à carta de condução podem ajudar a sua empresa a prosperar.
- Tornar a sua carta fácil de ler. Um tamanho que seja fácil de manobrar, mas com um tipo de letra bem legível, é essencial para uma experiência confortável.
- Limita as opções. Um número excessivo de pratos, especialmente se forem demasiado semelhantes, pode sobrecarregar os clientes. Os especialistas recomendam não exceder mais de 7 pratos por categoria, independentemente de termos 2 ou 5 categorias. O importante é que as páginas não estejam demasiado cheias.
- Pense bem nos pratos. Ao conceber o menu do seu restaurante, mais não é melhor. Evite o excesso de comida, não só para facilitar a tomada de decisões por parte dos seus clientes, mas também porque se o menu for demasiado extenso é provável que acabe por ter problemas de organização na cozinha, desperdício de comida e pratos de menor qualidade. É sempre melhor oferecer 15 pratos que podem ser executados sem problemas do que 50 pratos medíocres.
Preste atenção ao design do menu do seu restaurante.
De certeza que o seu restaurante já tem pratos rentáveis que os seus clientes gostam muito, mas há também outros pratos na ementa que são menos conhecidos e que, no entanto, lhe trariam mais rentabilidade.
Por isso, faz todo o sentido destacar estes pratos no seu menu. Daí a importância de preste atenção ao design para tornar o menu do seu restaurante mais rentávelcom a tal “engenharia de menus” de que falámos anteriormente.
Podemos destacar alguns pratos com uma estrela ou incluindo fotografias para chamar a atenção para elas. No entanto, o ideal é que não sejam destacados mais de 1-2 pratos por categoria. Também não é necessário ter pratos excelentes em todas as categorias. Se destacar demasiados elementos, acabará por não destacar nenhum deles.
De acordo com
estudos recentes
, as fotografias podem aumentar a venda de um prato até 30%. No entanto, devem ser utilizados com precaução. Imagens de má qualidade podem criar uma perceção negativa tanto dos pratos como do restaurante, pelo que é aconselhável recorrer a um fotógrafo profissional. Também é bom não exagerar: 1 ou 2 fotografias por página são suficientes.
Finalmente, um aspeto fundamental para tornar o menu do seu restaurante mais rentável é desviar a atenção do preço. Para o fazer, podemos reduzir ligeiramente o tamanho do preço ou utilizar uma cor mais clara. Outra excelente forma de desviar a atenção do preço é retirar o símbolo do euro e deixar apenas o número. Estes métodos ajudam-nos a orientar a escolha do cliente para o prato mais atrativo e não para o mais barato.
Add comment